Dicas de como fazer uma refeição pré-treino de respeito
Quando o assunto é a dieta pré-treino é preciso muita atenção na hora de escolher os alimentos certos, para garantir toda a energia necessária durante os exercícios. No caso dos treinos de Crossfit a atenção deve ser dobrada, pois os WOD são mais intensos e exigem muito mais energia.
Um pré-treino ideal inclui carboidratos, proteínas e gorduras, mas apenas os carboidratos com baixo ou médio índice glicêmico são recomendados. O Índice glicêmico indica a velocidade com que o carboidrato daquele alimento vai para a corrente sanguínea, alterando seu nível de açúcar no sangue, ou glicemia. De acordo com os valores de índice glicêmico, os alimentos são divididos em três categorias: baixo, médio ou alto índice glicêmico.
Quanto tempo antes do meu treino devo fazer minha refeição pré-treino?
O pré-treino do crossfit deve ser feito com pelo menos 1 horas de antecedência, para dar tempo de completar a digestão e os nutrientes e oxigênio serem canalizados para a massa muscular do atleta. Essa refeição deve ser rica em calorias e carboidratos, como pão, aveia, frutas, tapioca e vitamina. Além disso, também é interessante adicionar uma fonte de proteína ou gordura boa, que darão energia de forma mais lenta, sendo útil no final do treino.
Quais alimentos devo consumir na minha refeição pré-treino?
- Cenoura crua – IG: 16
- Brócolis, pepino, berinjela, espinafre, alface, tomate e repolho – IG: 20
- Lentilhas – IG: 38
- Ravióli integral, leite integral e abobrinha – IG: 39
- Batata-doce e feijão-manteiga – IG: 44
- Pão integral, ervilha fresca e iogurte com açúcar – IG: 48
- Maçã – IG: 52
- Aveia – IG: 55
- Amendoim – IG: 21
A sigla (IG) representa o índice glicêmico de cada alimento
Atenção
- As gorduras também devem fazer parte da dieta pré-treino, mas tente fugir de gorduras ruins, como a gordura hidrogenada e as frituras em geral. Evite também refrigerantes e bebidas com alto teor de açúcar, esses alimentos não fornecem os nutrientes necessários para seu treino e ainda podem prejudicar seu desempenho. As melhores opções são o óleo de coco, o abacate e as oleaginosas.