SOU SEDENTÁRIO, POSSO PRATICAR CROSSFIT?

Esse é o tipo de pergunta que nós da Arena BlackCross recebemos todos os dias e com estamos trazendo diariamente um conteúdo bacana para vocês resolvemos quebrar esse tabu.

O que é o Sedentarismo?

 

sedentarismo é a falta, diminuição ou ausência de atividades físicas, e é caracterizado pela gasto calórico reduzido. Ele é intensificado pelos hábitos da vida moderna, como passar muito tempo dentro de carros, a facilidade de escadas rolantes e elevadores e o tempo que gastamos jogados no sofá assistindo TV enquanto comemos alguma besteira, sem contar a rotina de grande parte da população que trabalha em escritórios.

sedentarismo infantil vem preocupando bastante os especialistas da área da saúde, pois por conta da facilidade que videogames, tablets e a internet trouxeram para a vida das crianças, elas não sentem mais vontade de sair pra brincar e praticar esportes.

 

Sedentarismo X Cross

Basicamente, a melhor forma para uma pessoa sedentária começar no CrossFit é deixando claro para os treinadores quais são seus objetivos e limitações. Com base nessas informações, eles poderão elaborar um treino específico para você, utilizando técnicas como o scaling, que consiste na adaptação e balanceamento do treino de acordo com as necessidades de cada pessoa.

O objetivo desta técnica é treinar os praticantes para que eles evoluam de forma progressiva, fazendo com que eles avancem apenas quando estiverem com o condicionamento físico e técnico necessário para o próximo nível.

Uma pessoa sedentária pode sim praticar crosstraining, porém, aconselhamos a passar em seu médico antes de começar a praticar.

Afinal, quem é sedentário pode praticar crossfit ?

Apesar da palavra sedentarismo vir sendo utilizada de diversas maneiras e muitas vezes em situações totalmente distintas, não existe uma definição clara do termo no meio científico. Contudo, diferentes autores concordam que o sedentarismo está relacionado com a diminuição ou ausência total de atividades físicas regulares, mas não necessariamente com a presença de doenças ou qualquer tipo de limitação física.

Ou seja, o fato de uma pessoa ser considerada sedentária pela falta de exercícios físicos regulares não significa que ela está inapta a praticar CrossFit ou qualquer outra atividade física.

É claro que existe o argumento de que, pelo CrossFit ser considerado uma atividade de alta intensidade, não seria recomendável para uma pessoa sedentária começar a se exercitar por ele pelo fato da mesma não estar preparada fisicamente. Porém, é importante entender, que o CrossFit é 100% adaptável dentro da Intensidade de cada um, ou seja, dos limites de cada um. Cada box de CrossFit trabalha da sua maneira a iniciação do atleta aos treinos.

Em outras palavras, não se trata de qual atividade você pode praticar, mas sim da intensidade dos seus primeiros treinos.

Forte abraço

Time Arena BlackCross