O CrossFit foi feito para todos: conheça o benefício da prática para a terceira idade!

Que o CrossFit trás diversos benefícios para aqueles que o praticam já não é mais novidade. Mas você sabia que até mesmo os idosos podem aderir esses exercícios? Pois é, o CrossFit pode contribuir muito na vida das pessoas da terceira idade.

Isso se dá pelo fato de que mesmo os exercícios sendo de alta intensidade, eles contribuem para a melhoria da densidade óssea, aumento de força e ganho de agilidade, fatores que são primordiais para a realização das tarefas do dia a dia, como por exemplo: carregar as compras ou subir no ônibus.

Porém, antes de dar início a prática do CrossFit, é de extrema importância que uma avaliação médica seja feita, isso pode prevenir lesões e indicar outros problemas na saúde do idoso. Com as informações levantadas a partir desses exames, o coach pode desenvolver os treinos com as devidas adaptações, trazendo segurança para o aluno.

Na maioria das vezes, os idosos acabam perdendo a força e a flexibilidade, causando perda de equilíbrio e limitação nas articulações. Os treinos de CrossFit ajudam a recuperar a flexibilidade e reduz as limitações, além de prevenir lesões e auxiliar no ganho de força.

Os exercícios também contribuem com a resistência respiratória que podem ser perdidas devido o processo de envelhecimento.

Além de auxiliar a saúde física, o CrossFit também pode ajudar a saúde mental dos idosos. Interagir com outras pessoas é um fator fatores de extrema importância para o processo de envelhecimento, evitando problemas como a depressão, que é uma disfunção comum entre pessoas da terceira idade.

Em muitos casos a falta de rotina pode tomar conta e fazer com que os idosos passem a se isolar e isso pode acarretar em uma baixa autoestima. A prática de exercícios em grupo pode ser uma grande aliada no combate a esse problema.