Kettlebell: Aliado da queima de gordura e fortalecimento das pernas, glúteos e core

Se Você é do tipo de pessoa que foge dos Kettlebells ou se limita a usá-los quando o coach coloca swings nos wods, está subestimando um grande aliado. Os kettlebells são equipamentos fantásticos que podem ser usados para uma infinidade de exercícios tanto de força quanto de condicionamento. Com uma carga média (20kg para homens e 12kg para mulheres) e intensidade moderada o atleta queima cerca de 400 calorias em 20 minutos de treino constante com kettlebell. A título de comparação o mesmo atleta queimará 25% menos de calorias em 30 minutos de corrida em uma velocidade de 11km/h.

Benefícios do Kettlebell

Para demonstrar a amplitude do alcance dos benefícios do kettlebell tomemos como exemplo o movimento mais tradicional, o swing:

Para o desavisado que observa o movimento pode parecer que o exercício é basicamente braços, ombros e trapézio. Exatamente o contrário. O swing com o kettlebell é um movimento que consiste na ativação das escápulas na pegada, contração dos bíceps femorais e glúteos, selamento do core (abdômen e lombar) e explosão do quadril. Na variação Russa, em que o kettlebell é elevado até a altura dos olhos é bem possível que seus braços, ombros e trapézio praticamente não sejam requisitados. Já na variação Americana naturalmente serão, dado que o REP finaliza com a elevação do kettlebell na posição overhead.

Depois de alcançada a altura prescrita é só deixar a gravidade atuar e retornar o kettlebell para a posição inicial entre as suas pernas e repetir. Repetir até queimar todas as gorduras e fortalecer as pernas, o bumbum e o core.

Forte Abraço 

Time  Arena Blackcross

CONSIDERAÇÕES FINAIS

No geral, os kettlebells proporcionam um ótimo treino, tanto sozinho quanto associado a outros equipamentos como dumbbells, barras ou máquinas. Uma parte da eficácia do kettlebell é devido a ergonomia, os exercícios e a sua variedade, enquanto o restante depende apenas da sua motivação pessoal.