Como o treino de força muda o seu corpo para melhor
Se você ainda acha que treino de força é apenas para aumentar e definir os músculos, é melhor repensar e incluir pesos na sua rotina de treinamento. Além das finalidades óbvias, o treino de força é importantíssimo para a saúde do atleta. Isso mesmo, estamos falando de saúde e não apenas estética.
Muito além de estética
Inúmeros estudos científicos provam a correlação direta do treino de força com o fortalecimento dos ossos. Exatamente por isso, são especialmente recomendado, para as mulheres, cujo envelhecimento e consequente diminuição hormonal ocasionam altos índices de osteoporose.
Além do aumento na densidade óssea, estudos mais recentes destacam o efeito positivo dos treinos de força na redução do IMC (Índice de Massa Corporal) e na redução dos riscos de doenças cardíacas e Diabetes Tipo 2.
Os benefícios do treinamento de força
Como outras formas de exercício, o treino de força melhora o humor, o endurance e a stamina, mas ainda há outros benefícios:
ajuda a prevenir e reduzir os efeitos de doenças crônicas, tais como artrites, dores nas costas, depressão, doenças cardíacas e diabetes tipo 2;
Fortalecer os ossos.
Aumentando a densidade óssea a pessoa fica menos suscetível a fraturas, lesões ósseas, e ao desenvolvimento de osteoporose;
Aumentar longevidade e independência.
Qualidade de vida com aumento do incremento da força física, garante mais mais independência e capacidade para realizar as tarefas diárias ao longo dos anos;
Treinamentos de força aceleram o metabolismo facilitando a manutenção ou a perda de peso;
Aumentar a atenção e a capacidade de raciocínio.
Alguns estudos científicos sugerem inclusive que o treino de força tem relação direta com a preservação cognitiva, especialmente entre os idosos.
Além de todos esses benefícios, treinar a força desenvolver e define seus músculos mudando o seu corpo. Essa mudança estética tem efeito direto na sua autoestima, confiança e motivação, gerando um ciclo virtuoso. Entrando nesse ciclo, a pessoa fica mais saudável e mais propensa a enxergar a vida positivamente. É o que os especialistas definem como estado de felicidade.