Os principais benefícios do Crossfit para sua saúde

No Crossfit, o principal aparelho usado é o seu próprio corpo, respeitando suas limitações e que, com o passar do tempo poderá a vir usar acessórios como escadas, cordas, pesos e outros para complemento dos exercícios.

E agora, hora de falar sobre os principais benefícios para a saúde ao praticar essa modalidade de exercícios. Vamos começar?

Melhora da postura

Como citamos acima, o principal equipamento usada na prática do crossfit é o próprio corpo do aluno. Os exercícios em sua maioria exige uma postura correta para evitar lesões e fortes dores musculares. Sabemos o quanto uma postura errada pode nos trazer problemas de saúde, como exemplo as dores fortes de coluna.

Melhora da Coordenação motora

Além da postura, a coordenação motora é muito trabalhada em exercícios alternando acessórios de um braço para o outro, por exemplo, e em atividades de corridas em percursos rápidos que utiliza obstáculos como as escadas de agilidade e os cones.

- Peso e + força muscular

Os exercícios realizados proporcionam uma perda de peso de forma mais rápida devido à característica de alta intensidade da modalidade. Ao iniciar, você irá realizar exercícios mais leves e após uma melhora na desenvoltura, equilíbrio e resistência, irá realizar exercícios com mais intensidade que ganharão o auxílio de acessórios que trabalharão de forma mais intensa o ganho de força muscular.

Alívio do Estresse

As atividades físicas são como uma válvula de escape para a correria e estresse do dia a dia que influencia fortemente na qualidade de vida das pessoas. As atividades físicas ajudam a produzir serotonina, que é o hormônio responsável pela sensação de bem-estar. Com isso, o estresse e até mesmo a ansiedade são deixados de lado e aliviados com a prática de atividades físicas como o crossfit.

7 DE ABRIL - DIA MUNDIAL DA SAÚDE

Em 1946, a Organização Mundial da Saúde aprovou um conceito que visava ampliar a visão do mundo a respeito do que seria estar saudável. Ficou definido então que “a saúde é um estado de completo bem-estar físico, mental e social e não apenas a ausência de doença ou enfermidade”.

De acordo com esse conceito, percebemos que saúde não é um estado fácil de ser alcançado, uma vez que nem todas as pessoas conseguem viver sem tristezas, sem preocupações e interagindo com o restante da sociedade de maneira harmoniosa. A saúde deve ser vista como uma forma de total bem-estar, que é conseguido não só por meio do tratamento de doenças ou de sua prevenção, mas também da qualidade de vida.

De acordo com a Lei nº 8.080, de 1990, a saúde é um direito fundamental do ser humano, devendo o Estado prover as condições indispensáveis ao seu pleno exercício. A lei também enfoca que, para haver saúde, alguns fatores são determinantes, tais como: a alimentação, a moradia, o saneamento básico, o meio ambiente, o trabalho, a renda, a educação, a atividade física, o transporte, o lazer, e o acesso aos bens e serviços essenciais.