COMBATENDO A DEPRESSÃO COM EXERCÍCIO FISICO

Em nosso artigo de hoje vamos falar sobre a importância da socialização e como esse processo junto com o esporte pode te ajudar a enfrentar o desafio do século como a Depressão e seus desdobramentos.
Você acredita que a melhor forma de se viver bem é ter uma vida com significado, com propósito?
Como seres humanos, somos a soma das partes de um todo: biológico, social, psicológico e espiritual. Para termos saúde de fato, precisamos equilibrar todas essas áreas e deixá-las em harmonia.
Neste sentido, os tempos de hoje ainda nos trazem sentimentos diversos em alta intensidade, assim como em um WOD daqueles. O resultado: Afeta o nosso bem-estar físico e emocional o que pode levar a quadros de ansiedade e depressão.
Falando nela, hoje junto com a ansiedade é uma das doenças que mais incapacita o ser humano, muito frequente nos tempos atuais é caracterizada por alteração psíquica e orgânica global, interferindo na valorização da vida.
Além das consequências emocionais, como tristeza, falta de confiança, sentimento de culpa e vitimização, pessimismo e humor rebaixado, contribui severamente para a diminuição da vitalidade física e consequente ganho de peso.

E como você pode resolver isso?

Dê o primeiro passo, afinal para fazer o bem para alguém e para a sociedade em geral, esteja em paz com você em primeiro lugar.
Neste sentido, o exercício físico pode ser um grande aliado na prevenção e no combate à ansiedade e depressão. Uma prática constante, gera benefícios que se expandem na saúde em geral.
Durante o exercício físico, existe a liberação de substâncias como endorfina, dopamina e serotonina, neurotransmissores que agem na sensação de paz, tranquilidade e bem-estar.
Outros benefícios são a diminuição do estresse, ansiedade e tensão, além de atuar na regulação dos distúrbios do sono, equilíbrio das alterações de humor; melhora dos aspectos cognitivos como memória e aprendizagem e ativação do sistema imunológico, e por fim desenvolvimento da autoestima e a autoconfiança.
Ao fazer algo benéfico pra você em primeiro lugar, é possível alcançar um estado de plenitude, relaxamento mental e afastamento dos problemas do dia a dia.

Mas, aí você vai me dizer assim. A minha rotina é muito complicada, meu trabalho não tem hora pra acabar, meu chefe marcou uma reunião, to atrasado(a) com as minhas entregas, não consigo chegar a tempo, tenho filhos pequenos, ou seja, você terá todas as desculpas do mundo para não se mexer.

Você está se tornando refém das suas desculpas.
Como resolver? Encaixe o exercício físico na sua rotina, esse é o primeiro passo para torná-lo um hábito e a partir daí, você vai colher todos os benefícios desse movimento.
E não é preciso muito, de 20 a 40 minutos por dia, três vezes por semana já te ajuda a liberar uma quantidade suficiente desses hormônios e ter uma vida melhor.

Um outra transformação é que o treino diário, se torna um ato de prazer, pois você aproveita ao máximo o bem-estar que ele proporciona, sempre conciliando o lado físico (melhoria da performance), o estético (ter um corpo modelado) e o emocional (ambiente rico em emoções positivas).

Conclusão

A depressão é o mal do século e coloca o Brasil como um dos países com a maior prevalência de doença entre nações em desenvolvimento. São mais de 10.4% da população atingida, com um aumento de mortes relacionadas a episódios depressivos, que chegam a 705% nos últimos 16 anos, incluindo o suicídio que mata mais de 14 mil pessoas por ano no Brasil.
A depressão é recebida com muito preconceito pela falta de esclarecimento e informação. Familiares, amigos e colegas de trabalho não conseguem absorver o real problema e tratam do assunto como uma simples tristeza, mas a depressão vai muito além disso… Redes sociais, frustrações, decepções, estresse, violência, trânsito, fazem com que o estresse chegue à níveis alarmantes, servindo como um gatilho que pode desenvolver quadros depressivos.
Desenvolva gatilhos positivos e pratique exercícios físicos de forma constante o os resultados serão os melhores pra sua vida e para aqueles que você ama.
Conte com todos os nossos profissionais e lembre-se sua vida importa!
#vempraarena