O que comer antes do WOD?

Uma duvida muito comum,  nos ambientes  de atividades físicas é o que comer antes do treino. Essa duvida começou a ser mais comum quando o conhecimento dos benéficos da atividade física e uma dieta adequada chegaram à população. Mas afinal, o que comer antes do treino? Quanto tempo antes? Posso treinar de jejum se treino muito cedo? 

Resumidamente, o nosso corpo utiliza alguns substratos energéticos para a execução das atividades físicas (varia muito entre o tipo da atividade, duração, intensidade, etc), mas o mais comum é o glicogênio, proveniente dos carboidratos. Uma ingestão adequada de carboidratos fornecerá o substrato para sua atividade, salvo, em situações e estratégias especificas onde seu Nutri irá preconizar o uso de outros substratos para o fornecimento de energia, como as gorduras. Então, de uma forma geral, suas refeições que antecedem o treino devem conter carboidratos, isso é básico. Uma fonte de proteína também é interessante justamente para fornecer aminoácidos e pouca gordura.

Como devo fazer meu pré WOD?

O pré-treino WOD deve ser feito com pelo menos 1 hora de antecedência, para dar tempo de completar a digestão dos nutrientes e oxigênio, a fim de serem canalizados para a massa muscular. Essa refeição deve ser rica em calorias e carboidratos, como batata doce, pão integral, proteínas entre outros alimentos Além disso, também é interessante adicionar uma fonte de proteína ou gordura boa, que darão energia de forma mais lenta, sendo útil no final do treino.

Assim, dois exemplos de combinações que podem ser utilizadas são: 1 iogurte natural batido com mel e banana + 1 ovo cozido ou 1 fatia grande de queijo; 1 sanduíche de pão integral com ovo frito no azeite e queijo; 1 copo de vitamina de banana com 1 colher de sopa de pasta de amendoim.

Suplementos que podem servir de alidados em seu pré WOD

Os suplementos mais utilizados por praticantes de crossfit são whey protein, creatina, BCAA e termogênicosa, que podem ajudar a aumentar a disposição, acelerar o metabolismo, favorecer o ganho de massa muscular ou acelerar a recuperação muscular.

Além disso, os praticantes de crossfit normalmente utilizam a dieta paleolítica como base da sua alimentação, que é composta de alimentos que venham diretamente da natureza sem passar grandes alterações na indústria, como carnes, peixes, frutas, legumes, folhas, oleaginosas, raízes e tubérculos, cozidos ou grelhados. 

Forte Abraço. 

Time Arena Blackcross.