Efeito sanfona: o que é, principais causas e como evitar

O efeito sanfona, também conhecido como efeito rebote ou efeito ioiô, acontece quando o peso perdido depois de uma dieta de emagrecimento volta rapidamente, fazendo a pessoa engordar novamente. O peso, a alimentação e o metabolismo estão regulados por diversos hormônios que atuam ao nível do tecido adiposo, do cérebro e outros órgão.

Assim, acredita-se que a recuperação do peso não está somente associado à mudança nos hábitos alimentares ou no tipo de dieta, mas também a mudanças a nível metabólico e fisiológico no organismo na tentativa de compensar o período de “fome” pelo qual o corpo passou, já que o organismo pode interpretar a perda de peso como uma “ameaça” e tentar voltar ao que por muito tempo foi o normal, mais 5,10 ou 15 Kg.

Para evitar o efeito sanfona, é importante que a realização da dieta seja acompanhada pelo nutricionista ou nutrólogo, pois assim é possível que seja adequada à necessidade de cada pessoa.

Os riscos do efeito sanfona

O processo de engordar e emagrecer, repetidas vezes, pode trazer muitos danos à saúde. Um dos problemas mais comuns é o enfraquecimento do sistema imunológico. Esse fato por si só já prejudica o funcionamento do organismo, já que a imunidade é responsável por defender nosso corpo contra agentes infecciosos.

Quem passa pelo efeito têm mais riscos de desenvolver diabetes, sofrer de problemas no coração e hipertensão. Além disso, o efeito sanfona pode aumentar a inflamação no organismo.

Por fim, o efeito sanfona ainda impacta elevando os níveis de colesterol ruim e podendo trazer problemas no rins.

Fazer exercícios 2 a 3 vezes por semana

Fazer exercícios físicos de 2 a 3 vezes por semana tonifica e aumenta a massa muscular, acelerando o metabolismo e promovendo a perda de peso. Além disso, exercícios físicos, como musculação e treinos de alta intensidade, como o HIIT, também ajudam a manter o metabolismo corporal aumentado por cerca de 4 horas.

Outras opções de exercícios físicos que podem ser feitos em dias intercalados com os treinos de força, são os exercícios aeróbicos como caminhada, corrida, natação ou ciclismo, que também ajudam a acelerar o metabolismo

Como saber se estou num efeito sanfona?

Ganhar e perder quilos é um processo normal de qualquer pessoa que busca o emagrecimento. No entanto, não basta que a oscilação seja de 1 ou 2 kg para que seja preocupante.

O efeito sanfona acontece, de fato, quando uma pessoa em dieta bem rígida que perdeu mais do que 7 kg, recupera todo o peso, ou mais, em poucas semanas.

Como evitar o efeito sanfona?

O segredo para evitar o efeito sanfona é investir na reeducação alimentar. Esse é o melhor jeito, e o mais seguro, para perder peso corretamente, de forma saudável.

Para saber como reeducar seu jeito de se alimentar é ideal o acompanhamento de um nutricionista, assim você terá um cardápio para comer bem e não sofrer, mesmo perdendo peso.

Ainda, existem outras dicas que podem te ajudar a não entrar no risco de viver um efeito sanfona: não deixe de comer carboidratos, mastigue bem e coma devagar e beba a quantidade de água recomendada para seu peso.

Além disso, manter uma rotina de exercícios é essencial para conquistar seus objetivos.

Forte Abraço.

Time Arena Blackcross.