Como aumentar o seu metabolismo de maneira saudável ?

Nós da Arena Blackcross vão passar algumas dicas simples como fazer o jejum intermitente, praticar atividade física regularmente e ter boas noites de sono, ajudam a acelerar o metabolismo, promovendo a queima de gordura corporal e o emagrecimento.

Além disso, alguns alimentos, como café, chá verde e canela também ajudam a aumentar o metabolismo, que são as reações naturais que acontecem no organismo para transformar as calorias dos alimentos em energia, que é usada para manter as funções básicas como respiração, batimentos do coração e digestão dos alimentos, por exemplo.

No entanto, para aumentar o metabolismo, é recomendado também manter uma dieta equilibrada, priorizando a ingestão de frutas, vegetais, cereais integrais, leguminosas e proteínas magras

Comer mais proteínas

Comer mais proteínas ajuda a aumentar o metabolismo entre 15 e 20%, pois o corpo gasta mais calorias para digerir esse nutriente. Além disso, a ingestão de proteína também estimula a produção de músculo, um tecido que gasta mais energia para ser mantido, ajudando a acelerar o metabolismo.

Alguns dos alimentos fonte de proteínas são carnes, frango, ovos, tofu, peixes e queijos, que devem ser consumidos em todas as refeições ao longo do dia.

Fazer exercícios 2 a 3 vezes por semana

Fazer exercícios físicos de 2 a 3 vezes por semana tonifica e aumenta a massa muscular, acelerando o metabolismo e promovendo a perda de peso. Além disso, exercícios físicos, como musculação e treinos de alta intensidade, como o HIIT, também ajudam a manter o metabolismo corporal aumentado por cerca de 4 horas.

Outras opções de exercícios físicos que podem ser feitos em dias intercalados com os treinos de força, são os exercícios aeróbicos como caminhada, corrida, natação ou ciclismo, que também ajudam a acelerar o metabolismo

Inclua alimentos termogênicos nas refeições

Pimenta vermelha e canela, por exemplo, são alimentos fáceis de encontrar e incluir na sua rotina alimentar, e o melhor, são termogênicos – ajudam a aumentar a temperatura corporal e aceleram o metabolismo. Além dos alimentos, algumas bebidas como café e chá verde também são excelentes opções com propriedades termogênicas naturais. Mas atenção! Procure consumir os alimentos ou bebidas termogênicas até o início da tarde, já que no final do dia eles podem exercer influência negativa na qualidade do sono.

Evite ficar longos períodos sem se alimentar

Ao contrário do que algumas pessoas pensam, passar fome ou comer apenas uma saladinha, e dispensar outros nutrientes, pode não ser uma boa estratégia. Estudos demonstram que quando o corpo fica muito tempo sem receber alimentos, e isso se torna habitual, ele entende que não precisa “trabalhar tanto” e consequentemente, desacelera. O ideal é fracionar a alimentação em pequenas refeições, e alimentar-se de três em três horas.

Dormir de 7 a 9 horas por noite

Dormir de 7 a 9 horas por noite é essencial para regular a produção de cortisol, um hormônio que, em excesso, reduz a massa muscular, causando a diminuição do metabolismo.

Além disso, dormir bem estimula a produção de GH, um hormônio que contribui para o aumento da massa muscular, acelerando o metabolismo e estimulando a queima de calorias.