Devo treinar todos os dias? Isso faz bem?

Se algum dia você ouviu isso de alguém, eu posso te afirmar que essa pessoa que disse é preguiçosa e está “argumentando” sem nenhum embasamento técnico, para benefício do seu próprio comodismo.

Portanto, muito cuidado com essas e outras “dicas” que você ouve por aí, principalmente na internet, de pessoas sem formação em educação física. Você pode ficar tranquilo: treinar todos os dias não faz mal à saúde!

Se você parar 1 minuto para pensar, faça a si mesmo essa pergunta: como uma atividade (exercícios) que proporciona centenas de benefícios, para todos os sistemas e partes do corpo humano, pode fazer mal se praticada com frequência?

O que faz mal fazer todos os dias é ingerir bebida alcoólica, fumar, ingerir quantidades absurdas de sal, gordura, açucares e deixar seu corpo vegetando na frente da televisão ou computador.

Estratégia é tudo!

Algumas pessoas acabam se agarrando ao fato de que os atletas treinam todos os dias o mesmo grupo de músculos, e ainda assim conseguem obter bons resultados. No entanto, o que essas pessoas não sabem é que o plano de exercícios desses atletas é estrategicamente montado para que eles não acabem sofrendo com a exaustão dos músculos.

Ou seja, quando uma pessoa decide por ela mesma, malhar todo dia o mesmo grupo de músculos, sem a supervisão de um profissional que possa elaborar um bom plano estratégico de musculação, a chance de que ela acabe levando os músculos à exaustão é muito grande, o que pode comprometer todo o treino e a obtenção de resultados.

Mas o corpo nao precisa de descanso ?

Sim, precisa, e é justamente isso que acaba gerando um pouco de confusão e interpretação errada dessa informação, levando algumas pessoas a acreditarem que não se pode fazer exercícios todos os dias.

"O DESCANSO PRINCIPAL É DA MUSCULATURA QUE FOI EXERCITADA."

Por exemplo: se você se exercita todos os dias, vai ter pelo menos 2 ou 3 treinos diferentes, nos quais trabalhará alguns grupos musculares distintos em cada treino.

Assim você estará fazendo um rodízio, enquanto exercita alguns grupos os outros estarão descansando.

Neste ponto é importante saber quais músculos estão sendo exercitados em cada exercício, para poder fazer o rodízio.

O coach é quem pode e deve te orientar nesses detalhes de seleção de exercícios para cada sessão e divisão de grupos musculares. 

Forte Abraço

Time Arena BlackCross