A importância da consistência nos treinos.

Alcançar qualquer grande objetivo exige dedicação e trabalho, e isso é ainda mais verdadeiro quando se trata de saúde e condicionamento físico. Para chegar onde você quer, você precisa se comprometer com um plano e fazer o esforço necessário para executá-lo.

Fiquei ligado nas dicas a seguir.

O que é consistência?

Consistência nada mais é que a continuidade do seu comportamento “apesar de qualquer coisa”. Então, dizer que estou agindo com consistência significa que estou empregando minha energia da mesma forma que no primeiro dia que eu estava motivado e eu continuo fazendo independente do tempo, das circunstâncias, dos desafios, apesar de tudo aquilo que acontece em nossa rotina. Se você quer realizar qualquer projeto em sua vida, você só vai alcançá-los se você tiver consistência nas suas atitudes.

Como ter essa consistência ? Pra isso você tem que tomar a decisão irreparável de continuar, apesar de qualquer coisa. Continuar fazendo o que você estava fazendo até aquele momento. Se algo não funcionou como você planejou, não tem problema, continue fazendo, basta você analisar e corrigir para melhorar sua performance. O que você NÃO pode é PARAR.

Consistência no treino

Por mais que procure o melhor treino (metodologicamente) para você, talvez este não seja realmente o melhor para VOCÊ seguir. E este exemplo ilustra perfeitamente o porquê:

O indivíduo X encontra o “melhor” treino para si.

Com o melhor volume, método de progressão, exercícios, etc.

Mas é um plano que requer 6 sessões de treino semanais.

E este indivíduo viaja frequentemente, falhando muitas vezes o treino do fim de semana…

Este treino que era o “melhor” deixa de o ser pois não é consistentemente executado.

Ou seja…

Em primeiro lugar, o melhor treino é aquele com o qual consegue ser consistente.

Obviamente, procure sempre um treino ideal para alcançar os teus objetivos. Por isso é que debatemos os pilares do treino: a EspecificidadeProgressãoExercíciosDescanso e Individualização. Estes princípios precisam estar sempre presentes num treino eficaz.

Mas para o plano de treino poder ser eficaz, tem que ser um plano que consiga seguir. Semana a semana, mês a mês. Faça chuva ou faça sol. Só assim poderá ser realmente eficaz.

Sua mentalidade diz sobre sua consistência

Para desfrutar dos benefícios do exercício físico regular, a primeira coisa a se fazer é ajustar em sua mente qual o objetivo com os exercícios. Resultados estéticos com certeza são agradáveis e benéficos, ficamos melhor com nós mesmos, com a autoestima elevada. Porém, a percepção deve ir além. Pensar no longo prazo, como um corpo forte, flexível e inteligente contribui para uma qualidade de vida com excelência.

Muitos não conseguem ter consistência num programa de exercícios porque não conquistam os resultados desejados em pouco tempo. Fruto do pensamento imediatista e ansioso de nossa sociedade. As pessoas querem tudo pra já, agora, sem nem pensar nos porquês daquilo. Caso não haja clareza e sentido a longo prazo do real motivo de inserção em determinada modalidade de exercício físico, a vontade de ter um corpo sarado, igual daquela (e) blogueira (o) ou uns quilinhos a menos definitivamente não são o bastante.

“Ah, mas eu não gosto de academia”. Realmente, muitas pessoas têm o estereótipo de que atividade física deve incluir um salão de musculação, mas não. Existem inúmeras práticas, programas e esportes. Com grande diversidade, personalização e respeitando o princípio de individualidade biológica, com certeza uma modalidade se encaixa a você!

“Ah, mas eu não tenho tempo pra atividade física”. Uma das piores desculpas já inventadas. Todas as pessoas nesse mundo têm as mesmas 24 horas. Não existe falta de tempo, existem prioridades.

Somos um sistema

Também é importante saber que o exercício físico por si só não resolverá seus problemas. Qualidade de vida está associada com estilo de vida. Sua alimentação, sono, hábitos de trabalho/estudo, controle emocional e relacionamentos estão diretamente ligados com sua experiência de vida. Isso fica nítido quando, por exemplo, você teve um desentendimento com sua parceira (o), ficou com a energia lá embaixo e não conseguiu render no trabalho, mas depois que fez aquele bom treino ou praticou seu esporte favorito, e teve uma bela noite de sono, sua mente se acalma e volta até melhor para a relação…somos totalmente conectados!

A chave

CLAREZA é a chave para a consistência nos exercícios físicos. Com um significado que seja nobre e relevante pra gente, distrações e desculpas ficam cada vez mais ausentes em nossos pensamentos. Quer uma dica? Iremos permanecer em nossos corpos até o último suspiro, ele é nossa moradia. Respeite-o e cuide dele, e ele cuidará de você. Quanto melhor o cuidado, mais apreciáveis e produtivos serão nossos dias. É objetivo, claro.

Será possível manter uma rotina de trabalho/estudo e não ter sua energia prejudicada por isso. É chegar na terceira idade e não ter suas atividades diárias comprometidas, conseguir se manter ativo e independente. É saber que podemos aprender num mundo de possibilidades com nosso corpo. A busca pelo aprendizado de novas práticas, movimentos e posturas corporais, já é um grande fator motivacional.

Caso você já seja alguém que mantém seus exercícios constantes e como parte dos seus hábitos, ótimo! Imaginamos que tenha se identificado com os benefícios citados. Caso você esteja sedentário, ou ainda esteja nas idas e vindas dos programas de exercício…reflita, analise a importância que você tem dado, e se está claro o objetivo que almeja com a atividade física. Lembre-se: resultados expressivos vêm com paciência e consistência, e a consistência vem a partir da clareza dos seus objetivos.

Envie uma mensagem para nós

Preencha os dados abaixo e procuraremos te responder o tão breve possível:

    Venha nos visitar