Melhores alimentos para acelerar a recuperação pós-treino

Aproveitando que estamos falando sobre a volta aos treinos, nada melhor que saber o que você pode comer após seu treino para que sua recuperação muscular seja feita de maneira mais rápida, vamos listar alguns alimentos que ajudam a reconstrução das fibras musculares sendo assim, reduzindo os riscos de possíveis lesões e preparando o seu corpo para o dia seguinte.

Fique ligado!

Água de coco

Hidratante, fonte de carboidratos, vitaminas e minerais. Encontrada dentro da cavidade do coco, corresponde de 20 a 25% do peso do fruto, em torno de 330ml de água de coco por unidade. É composto por cerca de 94% de água e 5% de carboidratos (glicose, frutose e sacarose). Excelente fonte de sais minerais potássio, sódio, magnésio, cálcio, manganês, vitamina C, vitaminas do complexo B ( Biotina, Riboflavina, ácido fólico, Acido pantotênico e ácido nicotínico) e aminoácido L – arginina (efeito vasodilatador).

Linhaça

Fonte de lignanas, ômega 3 do reino vegetal, vitamina E e vitaminas do complexo B. Entre seus inúmeros benefícios estão a ação anti-inflamatória e antioxidante. A indicação é a adição de uma colher de sopa cheia de farinha de linhaça dourada à alimentação diariamente e enriquecer preparações como bolos e pães.

Ovo

Na clara, estão presentes proteínas de alto valor biológico e na gema, principalmente gorduras (saturadas e colesterol), vitaminas lipossolúveis A, D, E e K. Possui ainda vitaminas do complexo B (vitamina B12, riboflavina, ácido fólico e colina); e minerais como ferro, selênio, fósforo, iodo, zinco, cobre e cálcio. Pode ser utilizada em receitas para café da manhã ou lanches intermediários. Exemplos: panqueca de banana (1 ovo batido + 1 banana amassada + 1 colher de aveia + 1 colher de chá de cacau em pó).

Oleaginosas (castanhas, amêndoas, avelã)

Fontes de energia, proteínas, lipídeos, compostos bioativos, fibras insolúveis, vitaminas e minerais. Estímulo do sistema imunológico, ação anti-inflamatória e antioxidante. Podem ser utilizadas como substitutas de farinha de trigo, aveia ou tapioca, para reduzir o conteúdo de carboidratos em preparações; forma de leite vegetal, snacks, preparações doces (sorvetes, chocolates, bombons, bolos) e salgadas.

Batata-Doce

A batata-doce é uma fonte de carboidrato complexo, também chamado de carboidrato de baixo índice glicêmico. Para quem não sabe, a digestão e a absorção do açúcar, presente nesses alimentos, é mais lenta pelo corpo.

Isso significa que são uma ótima opção para comer antes de um treino, já que ajudam a manter os estoques de glicogênio altos. Isso faz com que tenhamos  energia por mais tempo, sem o risco de usar a massa muscular para tal fim.

Dessa forma, a batata-doce, assim como a mandioca e o arroz integral, por exemplo, são capazes de evitar lesões e diminuir o tempo de recuperação muscular após um treino.

Banana

O consumo adequado de carboidratos no pós-treino também é muito importante. Nesse período destacam-se os carboidratos de fácil absorção para repor os estoques de glicogênio rapidamente e garantir um padrão anabólico. 

A banana é uma das frutas, que além de todos os benefícios conhecidos para a saúde, é também uma alternativa para prevenir a dor após um exercício, conhecida como dor muscular tardia (DMT).

Dica da Arena BlackCross

Além do consumo do que foi citado, é importante evitar alguns alimentos, como os que são fritos, provenientes de fast-foods e ultraprocessados no geral. Eles aumentam a inflamação no organismo, prejudicando a recuperação muscular.

O sono também é essencial para melhorar o pós-treino, já que enquanto você dorme, o corpo produz alguns hormônios para a construção das fibras musculares e realiza grande parte do processo de regeneração celular. 

Ainda, a água deve ser ingerida em quantidades adequadas e o consumo fracionado para o melhor aproveitamento do organismo. O cálculo é feito de acordo com a sua necessidade e, para isso, multiplique o seu peso por 35. 

Lembrando, caso queira entrar mais afundo sobre os alimentos ideais para o seu corpo, aconselhamos a procura de um profissional da área 

Forte Abraço 

Arena BlackCross

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