Como fazer um retorno seguro ao CrossFit após as férias?

Não há nada melhor do que tirar uns dias para relaxar e fugir dos compromissos, concorda? Para a maioria das pessoas, esse é o momento para deixar de lado a alimentação regrada e a rotina de treinos. No entanto, quando as folgas acabam, surgem os desafios para voltar à academia e manter o ritmo dos exercícios físicos.

Retomar o treino após um tempo parado pode não ser uma tarefa muito fácil. Dependendo da quantidade de dias sem treinar, seu corpo começa a perder força, flexibilidade e resistência, além dos hábitos saudáveis construídos ao dos anos. Logo, realizar exercícios físicos regularmente é fundamental para manter a disposição em dia.

Quais são os principais desafios para voltar para o box?

Permanecer por um longo período sem treinar faz com que o nosso corpo perca parte da capacidade muscular adquirida nos treinos. Isso porque o organismo percebe que não existe mais o estímulo e acaba desacostumando com a rotina.

Além disso, os principais desafios enfrentados na hora de retornar aos treinos são a atrofia da musculatura e a perda do hábito de praticar atividade física diariamente. Para aqueles que pretendem retornar aos exercícios ou iniciar algum tipo de treino, é importante ter atenção a algumas recomendações.

Recomece devagar

Antes de qualquer coisa, você precisa saber que não adianta recuperar o tempo perdido todo de uma vez. Então, recomece devagar. Pegar pesado logo no início pode causar lesões e fadiga.

Sendo assim, para evitar contratempos, o segredo é não ter pressa. Além de ajudar na motivação para o treino, esse cuidado garante que você não ultrapasse os limites adequados à sua segurança.

Reduza a carga inicialmente

Retomar a rotina de treino e já partir para os exercícios de alto impacto aumenta os riscos de lesões musculares. Ou seja: decidir pelo mesmo peso que você pegava anteriormente pode sobrecarregar os músculos e as articulações, por exemplo. Uma dica é começar devagar e ir aumentando a intensidade de forma progressiva.

Cuide da alimentação

Como sabemos que é normal abrir mão da alimentação equilibrada nas férias, é importante retomar o cardápio balanceado pelo menos uma semana antes de voltar aos treinos. Evite excesso de açúcar, sal e álcool.

Dica da Arena BlackCross

Deixe o foco em resultados de lado nesse início. O mais importante é recuperar o ritmo. Como é comum se sentir mais desmotivado ao retomar o treino, é importante usar recursos que aumentem o ânimo. Preparar uma playlist animada, treinar em um local diferente e chamar alguém para acompanhar são ótimas ideias. E nada de usar aparelhos que avaliem o desempenho nesse período.

Lembre-se sempre de contar com a orientação do seu coach

Forte Abraço.

Time Arena BlackCross

Envie uma mensagem para nós

Preencha os dados abaixo e procuraremos te responder o tão breve possível:

    Venha nos visitar