Recuperação Muscular Pós Murph

Sentir dor após exercícios mais intensos pode ser um bom sinal, pois nestes exercícios as fibras musculares sofrem microlesões e as dores são causadas durante a reparação dessas lesões. É isso que faz o seu músculo crescer e se desenvolver.

Mas devemos ficar atentos ao tipo de dor que estamos sentindo. As dores musculares pós-Murph são desconfortáveis e começam entre 12 a 24h após o treino, mas passam dentro de poucos dias. Já as dores causadas por lesões são mais intensas e começam de imediato, por isso devem ser tratadas por um médico.

Muitos coaches não recomendam o uso de medicamentos relaxantes musculares e para dor e eles têm razão, pois com o medicamento a dor some, mas a microlesão continua lá. Se você tomar o medicamento e seguir com os treinos mais pesados no local machucado, pode acabar lesionando seriamente o músculo. Tome cuidado.

Separamos alguma dicas simples para te ajudar a evitar as dores musculares pós-Murph se liga:

Descansar de uma forma eficaz

Este ponto na maioria das vezes é um pouco esquecido por várias razões, sociais, familiares, profissionais, etc, mas é dos mais importantes sem dúvida. Quando descansamos, o nosso corpo pode desviar recursos e “focar-se” totalmente na regeneração, é nesta fase de repouso que os músculos se recuperam da intensidade do treino. Sem um repouso eficaz você não vai recuperar quer fisicamente quer mentalmente. É neste ponto que os CrossFitters se devem focar mais.

Ter um sono adequado

Nunca ouviu a expressão “Treinar como um leão, dormir como um bebé”. O tempo ideal de sono por razões biológicas varia de individuo para individuo. O que deve ter em mente é que deve tentar dormir sempre as mesmas horas por noite (se possível) para criar hábito de descanso, e não estar sempre a alterar o ritmo biológico do organismo. Tente gerir a sua vida pessoal para dormir sempre as mesmas horas todas as noites.

A hidratação é extremamente importante

Quando suamos perdemos água, a água é o principal constituinte do sangue. Quando a hidratação é pobre temos um volume de sangue mais reduzido, o volume de sangue é um fator chave na determinação da capacidade aeróbia e do desempenho. Manter uma boa hidratação garante que o nosso sistema cardiovascular está a funcionar na sua capacidade máxima. Como o nosso corpo é constituído principalmente de água, uma boa hidratação também irá contribuir para o reparo e crescimento das células.

Consuma Proteína

A proteína é essencial para a reparação das células que foram danificadas durante o treino intenso. A reparação destas células torna os nossos músculos maiores e mais fortes, a maioria dos atletas poderia ter benefícios no aumento de ingestão de proteína magra, mas quem leva o CrossFit mais a sério no sentido de competir, deve consultar um nutricionista para garantir que consome a proteína adequada dentro do seu plano alimentar.

Dica da Arena BlackCross

Sem tirar o mérito de todo o conteúdo acima, não é por conta da dor em seus músculos que você deve parar de ir ao box, lembrando, deixar de treinar não vai fazer que acelere a recuperação, porém treinando constantemente e aplicando cada uma das dicas a cima, a sua recuperação é garantida, nos vemos na terceira edicação em 2022!

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