A importância da Estratégia no Murph

Estamos na reta final do Wod mais esperado do ano, no dia 18/12/2021 vai ocorrer o Murph aqui na Arena BlackCross. como falei no último artigo, vamos preparar vocês para que tenham um ótimo rendimento no período do Wod.

Hoje vamos falar sobre as estratégias que você precisa tomar antes de começar um Wod, aqui você vai descobrir maneiras de dividir as séries e poupar suas energias para que finalize o WOD no melhor tempo possível, lembra que essas dicas servem para o seu dia a dia dentro do box! fique ligado !

Qual seria uma boa estratégia?

Vale lembrar que no CrossFit Games vemos os atletas mais preparados do mundo fazendo os movimentos, praticamente todos, largando as barras ou fazendo de maneira mais lenta. Então quer dizer que o peso para eles é muito alto ou que eles não tem velocidade. Com certeza não. Isso tudo é parte de uma estratégia bem elaborada. A maneira unbroken (sem largar a barra ou parar de executar o movimento) que vemos com muita facilidade nos boxes, quase nunca é usada nas competições elite. Aliás, são usadas apenas em momentos decisivos para que o atleta tome a dianteira ou esteja certo de que aquele esforço à mais não irá prejudicar ele.

Então devemos largar sempre os pesos? Sim e não. Para poder saber se largar o peso pode ser uma boa saída, vale entender e analisar o workout e sua proposta de treino. Workouts muito longos com time cap alto exigirá de você um pouco mais de calma para executar os movimentos. Imagine fazer por 25 min de workout com diversos movimentos e rounds, se você usar muita explosão, provavelmente não conseguirá chegar até o final de seu workout inteiro, afinal, é muito tempo para se manter com o corpo intenso elevando o ritmo cardíaco e sua força ao extremo por esse tempo. Contudo, em time caps menores como de 10 min, se manter explosivo pode ser uma boa saída para poder finalizar o workout dentro do time cap.

A cabeça fala mais alto

Por isso, antes de sair explodindo no workout ou segurando a sua energia nos treinos. Estudar e entender a proposta do treino é a melhor saída para que você consiga imprimir uma boa estratégia no seu treino. Trabalhar a mente também faz parte do CrossFit. Por isso, converse com seu coach e peça ajuda para ele para entender o treino, a proposta e a intensidade que você deve dar para o workout do dia. É comum ficarmos aflitos quando o tempo do workout é solto e vemos as pessoas ao nosso lado dando tudo de si e você ter que pensar: “agora é hora de eu maneirar”. Assim como é difícil pensar: “agora eu preciso explodir senão não termino”.

Por isso, a cabeça tem um papel extremamente importante nesse momento. Um estratégia bem montada e uma mente focada vai te fazer evoluir nos workouts e te ajudar a montar estratégias que realmente funcionarão. Aliás, poderão funcionar para os treinos e posteriormente para as competições. Muitas pessoas acham que não tem capacidade para fechar a prova do dia, mas na realidade, a única coisa que aconteceu foi que não usada uma boa estratégia.

 

Contar as repetições no WOD faz diferença SIM!

Existe mais que uma forma de contar as reps, a forma mais fácil se calhar a é a mental. Pode parecer “estúpido”, mas a forma como se conta as reps pode fazer a diferença entre acabar o Wod bem, ou acabar completamente esgotado. Pode fazer a diferença entre fazer um set de 20 a 30 reps unbroken, ou ter que descansar 20 a 30 segundos entre reps.

A melhor forma de contar as reps depende muito do Wod, e dos exercícios, quando tiver muitas reps para contar pense bem a forma como as vai contar. Pense na forma como as vai contar, e não na forma como vai “roubar” as reps. Como tenho vindo a referir, com a carga de esforço em cima a tendência de muitos atletas é “roubar” as reps.

À medida que for avançando por volta dos 70 ou 80 wall balls, obviamente os sets ficarão mais pequenos, mas não entre em pânico, o pensamento será “só faltam” e não “ainda faltam”. À medida que o cérebro começar a não colaborar, pode também fazer “jogos” com as contagens por exemplo, contar só até 5, tipo 1-2-3-4-5 e depois contar em forma decrescente 5-4-3-2-1 e voilá, 10 reps sem ter que ultrapassar o número 5. Em termos psicológicos faz toda a diferença. No próximo Wod que realizar com muitas reps, tente fazer estas dicas, garanto-lhe que a forma como o seu cérebro conta influência muito, é a diferença entre realizar um bom ou mau treino.

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