Dietas da Moda: Como elas podem prejudicar sua saúde.

As dietas da moda prometem redução de peso rápida e sem sacrifícios. Para isso, ignoram muitos conceitos nutricionais e quase sempre impõem uma rotina alimentar que foge totalmente do estilo de vida da pessoa.

Até por isso as dietas da moda não costumam ser seguidas por muito tempo nem trazem mudanças reais aos hábitos alimentares – aspecto essencial para a manutenção do peso.

De acordo com o Ministério da Saúde, além de não terem embasamento científico, as dietas da moda criam expectativas irreais relacionadas à velocidade e à quantidade de peso perdida.

Também podem causar deficiências nutricionais e potenciais riscos à saúde se forem seguidas por um longo período. Afinal, o emagrecimento saudável vai muito além da restrição de calorias. Para que isso aconteça, é preciso considerar cada organismo individualmente e ter refeições com todos os tipos de nutrientes.

Como elas prejudicam a saúde

A privação de nutrientes específicos e a prática de jejum interferem com os níveis de alguns hormônios e de substâncias que regulam o apetite. Esse desajuste causa respostas indesejáveis. Entre elas, a redução do metabolismo e do desejo por alimentos que forneçam glicose rápida, como os doces. 

Quando a dieta preconiza a exclusão do carboidrato, por exemplo, ocorre o aumento no consumo de outros nutrientes, tais como as proteínas e as gorduras, com destaque para as saturadas, encontradas em carnes, leite e outras fontes de origem animal, que em excesso têm sido associadas ao desequilíbrio das taxas de colesterol. Sem contar que extrapolar nas doses proteicas abre as portas para encrencas como a formação de cálculos renais, entre aqueles que já têm propensão, e outros distúrbios que prejudicam os rins e pioram suas funções.

Existe consenso entre os especialistas de que somente pela reeducação alimentar é que se consegue atingir e manter o peso ideal. O cardápio deve seguir as indicações da pirâmide, isto, é, contemplar fontes de carboidratos, proteínas, gorduras, vitaminas e sais minerais de forma equilibrada, sem exagero, nem escassez

Dica da Arena

Conforme o artigo acima uma dica que o time Arena BlackCross deixa para vocês é: Não faça nada que irá te trazer malefícios ao longo do tempo, o processo de emagrecimento é um processo demorado que vai necessitar muito do seu foco e sua disciplina dentro e fora do box, aconselhamos que todos que querem perder aquelas gordurinhas a mais busquem um especialista para fazer todo o acompanhamento baseado em sua rotina portanto, NÃO CAIAM NESSA.

Forte Abraço

Time Arena BlackCross

Envie uma mensagem para nós

Preencha os dados abaixo e procuraremos te responder o tão breve possível:

    Venha nos visitar

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    × Entre em contato conosco!