Como aumentar sua resistência física

A resistência ou condicionamento físico estão diretamente ligados aos sistemas muscular, cardiovascular e respiratório. Estando com o condicionamento físico em dia, o corpo consegue produzir muito mais energia e realizar desde atividades simples, como subir um lance de escada, até mesmo correr grandes distâncias sem ficar ofegante, com dores ou cansaço.

Para entender melhor a importância de praticar exercícios com frequência, vamos usar um atleta como exemplo. Por conta dos treinos diários, os atletas de qualquer modalidade tem um condicionamento físico ótimo e isso contribui para sua alta performance.

Fique ligado nas dicas abaixo para melhorar seu condicionamento físico

Reduza o descanso

A maioria dos marombas descansa entre 30 e 60 segundos entre cada série. Mas se o seu objetivo é aumentar sua resistência física, você vai ter que sacrificar esse momento.

No final das séries, seu músculos devem estar “queimando”, sua respiração ofegante e seu corpo todo suando. E você só deve descansar se realmente não conseguir seguir em frente.

Faça essa sequência 3 vezes seguidas, descansando o mínimo que você puder

Faça exercícios de potência

Exercícios que exigem explosão muscular são ótimos para aumentar sua força, mas também sua resistência e agilidade.

Colocar esse tipo de atividade no seu treino vai fazer você se movimentar mais rápido e te deixar muito mais ligado.

Tente acrescentar exercícios como burpee, salto na caixa, flexões avançadas e outras coisas do tipo no seu programa.

Respire corretamente

Quanto mais ofegante você fica, mais a respiração deixa de ser automática. É preciso controlar o movimento de entrada e saída do ar para que não fique acelerado demais durante a corrida. 

Cuide da alimentação

Obviamente a alimentação é algo que você também precisa prestar atenção, não adianta ter uma rotina de exercícios físicos, mas não ter refeições adequadas. Após o seu treino, você pode ingerir alimentos que ajudam a ganhar força, resistência e folego. Por isso é importante consultar um médico nutricionista para elaborar um plano alimentar de acordo com as suas necessidades.

Evite o Cigarro

O cigarro é um grande vilão para quem pratica exercícios físicos. A nicotina, alcatrão e monóxido de carbono, são apenas 3 das 4.720 substancias que compõe o cigarro e prejudicam diretamente que é adepto a esportes.

A nicotina diminui o tamanho das artérias, levando sangue até o músculo, fazendo com que o desempenho seja bem menor, além de aumentar os batimentos cardíacos. O alcatrão diminui a elasticidade do pulmão, dificultando a expiração e a eliminação de gás carbônico. E o monóxido de carbono é altamente toxico em grandes quantidades, basicamente, ele atrapalha o transporte do oxigênio impossibilitando o processo da respiração.

Ou seja, você vai sentir dificuldades de respirar, independente, se tive praticando exercícios ou não. E como tentar ter mais folego, sendo que existe algo te impedindo? Motivos não faltam para não querer fumar ou passar a tratar o vício para ter uma qualidade de vida melhor.

 

Forte abraço

Time Arena Black Cross

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