Tudo o que você precisa saber sobre massa magra

Nos últimos anos, a busca por estratégias voltadas à perda de peso tem crescido de maneira considerável. Não à toa, o número de pessoas que tenta emagrecer por conta própria sem sucesso também figura em uma curva ascendente.

Fato é que, diante de tantas teorias, a chave para alcançar o objetivo está na importância do ganho de massa magra. Afinal de contas, a perda de peso dentro de uma rotina de vida saudável depende diretamente desse elemento.

Ao contrário do que muita gente pode pensar, a massa magra não é fundamental apenas para fins estéticos, definindo a musculatura, por exemplo. Quando seus índices são satisfatórios, a pessoa ainda reduz o risco de uma série de doenças cardiovasculares, crônicas e degenerativas.

Ganhar massa magra mais rápido que o normal, não só é possível como é real, através da aceleração do processo de Hipertrofia Muscular. É importante que você entenda que, se decidir seguir esse caminho, terá que mudar a sua rotina. De início haverão sacrifícios, mas com o tempo tudo se torna mais natural. O seu corpo e mente já estarão adaptados. Agora, confira as dicas:

Prepare-se para mudar sua alimentação

A mudança pode ser gradual, mas é importante para o ganho de massa muscular, que ela seja saudável. De preferência, rica em proteínas, pois elas são responsáveis pela manutenção dos músculos. Além disso, você deve consumir gorduras magras e mais calorias do que gasta.

Nós somos o que comemos, por isso de quase nada adianta você traçar uma rotina incrível de treinos se deixa a desejar na alimentação. São elementos complementares desde sempre, ou seja, para ganhar massa magra é obrigatório o desenvolvimento de hábitos saudáveis no quesito alimentação.

No cardápio, a palavra-chave é equilíbrio. Fuja de soluções mirabolantes que tratam determinado nutriente como herói ou vilão. A proteína, por exemplo, cumpre papel essencial para desenvolver a musculatura, mas para funcionar bem precisa do complemento de outras substâncias.

Basicamente, o ideal consiste em criar uma dieta rica em proteínas, carboidratos, vitaminas, minerais, gorduras e fibras. Os carboidratos entregam melhores funções quando ingeridos antes de exercícios, pois garantem energia e são mais calóricos. Nessa hora vale investir em pães integrais, frutas e grãos.

Para estimular a recuperação dos músculos, fator tão relevante para o ganho de massa magra, aí sim entram as proteínas. À noite, por exemplo, esse nutriente deve ser consumido em maior quantidade, sobretudo em comparação aos carboidratos.

A carne, branca ou vermelha, representa uma das opções mais importantes. Afinal de contas, elas têm níveis calóricos reduzidos e altos índices de proteína, mesma máxima de ovos e grãos. Ainda é interessante mencionar alternativas como feijão, brócolis e ervilha.

Para riscar da lista cotidiana: farinha branca, produtos industrializados e farinha branca — alimentos que prejudicam bastante o objetivo de quem busca o ganho de massa muscular.

Converse com seu médico especialista para receber orientações de acordo com suas necessidades.

Adquira uma frequência para os treinos

Que seja entre 3 a 5 vezes na semana. É importante que o músculo seja trabalhado de forma regular. Então além da frequência, cada grupo muscular precisa ser trabalhado de 1 a 2 vezes na semana.

Lembre-se: o descanso muscular é fundamental pois faz parte do processo hipertrofia.

Quais são os impactos da massa magra para a saúde?

Níveis exagerados de gordura causam inúmeros prejuízos à saúde, desde o colesterol alto até o risco elevado de problemas cardíacos, passando por vários outros. Pois, a massa magra não somente minimiza esses contratempos como ainda entrega uma série de benefícios. Confira melhor a seguir.

Aceleração do metabolismo
Quanto maiores os índices de massa magra no corpo, maior a necessidade de o organismo queimar calorias para manter seu volume. De quebra, a primeira consequência é a aceleração do metabolismo, contribuindo para a redução do peso.

Esse fator também propicia outra vantagem muito requisitada nos dias de hoje: a definição da musculatura. Afinal de contas, o excesso de gordura no organismo acaba eliminado através desse processo de acelerar o metabolismo.

Prevenção de doenças cardiovasculares
Já tocamos nesse assunto acima, mas sempre vale enfatizá-lo. A reserva de massa magra na musculatura corporal garante um benefício valioso para preservar a saúde do coração e da circulação sanguínea.

A partir do desenvolvimento de uma rotina alimentar saudável e equilibrada, rica em proteínas e demais substâncias vitais para o funcionamento do corpo, o organismo produz defesas naturais contra várias enfermidades, devido ao sistema imunológico fortalecido. Em especial as cardiovasculares, como pressão alta, infarto e diabetes.

Melhor desenvolvimento muscular
A musculação é a melhor maneira de trabalhar o desenvolvimento da massa magra. Esse tipo de exercício pode ser abordado de diferentes maneiras, mas, mesmo diante da imensa gama de variações existente, entrega excelentes resultados.

O processo de perda de massa gorda acontece em velocidade muito mais acelerada quando o indivíduo estimula a musculatura.

Assim, o ganho de massa magra é estimulado, causando outras vantagens como a redução da chance de lesões e o acréscimo de disposição para encarar tarefas cotidianas — sem falar no já mencionado ganho de imunidade.

Envelhecimento saudável
A partir do momento em que nascemos, estamos todos envelhecendo — e, sim, esse processo é natural e deve ser tratado dessa forma. Porém, existem muitos hábitos capazes de torná-lo mais saudável, e um deles é a prática constante de atividades físicas, incentivando o ganho de massa magra.

Explicamos: a massa magra fortalece os ossos, questão fundamental para evitar a osteoporose, um dos principais problemas de saúde proporcionados pelo envelhecimento.

A consequência desse benefício é que quedas não se tornam tão comuns e, caso aconteçam, os ossos estão potencializados e melhor amparados pela musculatura, reduzindo o risco de fraturas.

Ganho de desempenho físico
Atletas de alta performance precisam controlar frequentemente seus níveis de massa magra. Afinal de contas, sejam eles de esportes coletivos ou individuais, do futebol à natação, do vôlei ao ciclismo, o desempenho é peça-chave para suas carreiras.

O fortalecimento da estrutura corporal permite acréscimos de segurança e eficiência na performance de qualquer ser humano. A prevenção de lesões também está entre esses benefícios da massa magra em quantidades satisfatórias, ou seja, você nem precisa ser necessariamente um atleta para buscar a melhora no desempenho físico

Agora que você já sabe tudo sobre massa magra  não deixe de acompanhar nossa semana de dicas sobre ganho de massa muscular!

Forte abraço

Time Arena BlackCross

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