Recuperação pós treino de crossfit

Já é sabido que o CrossFit é um desporto que é bastante exigente em termos físicos. No período pós treino, ocorrerem alguns processos internos de recuperação que podem ser acelerados com algumas coisas muito simples que toda a gente pode fazer. O organismo depois do treino vai tentar reverter o impacto do stress induzido pelo treino, o organismo tentará redefinir o nível de homeostase para melhorar os níveis físicos para o treino seguinte. Esta adaptação é o que melhora a nossa capacidade de desempenho durante os treinos e competição, e nos torna mais “fit”.

Descansar de uma forma eficaz

Este ponto na maioria das vezes é um pouco esquecido por várias razões, sociais, familiares, profissionais, etc, mas é dos mais importantes sem dúvida. Quando descansamos, o nosso corpo pode desviar recursos e “focar-se” totalmente na regeneração, é nesta fase de repouso que os músculos se recuperam da intensidade do treino. Sem um repouso eficaz você não vai recuperar quer fisicamente quer mentalmente. É neste ponto que os CrossFitters se devem focar mais.

Alongue-se


Não é porque você está se recuperando no pós-treino que deve ficar o tempo todo sem fazer nada, não é mesmo? Para ajudar no relaxamento do seu corpo, e até mesmo na “soltura” dos músculos, é indispensável que você pratique alguns exercícios de mobilidade ou até mesmo alongamentos.

Além de ajudarem no relaxamento do corpo, os exercícios de mobilidade ainda cumprem outra função importante no seu corpo no durante o pós-treino: a de oxigenar e, consequentemente, recuperar os tecidos musculares.

Durma Bem

Nem sempre dormir apenas 8 horas por noite será o suficiente para você, especialmente se você pratica cross e necessita de um tempo maior para descansar. Com isso, você deve implementar em sua rotina um “rest day”, conhecido também como “dia off”, no qual você deve apenas descansar e dormir quantas horas forem necessárias para que seu corpo se sinta recuperado e pronto para outra.

Suplementos pós-treino

Há evidências sobre certos antioxidantes como Vitamina C e Vitamina E e seu efeito na atenuação de danos musculares, aumentando assim, a recuperação do treinamento. No entanto, esses suplementos não eliminam o trauma muscular do exercício, apenas minimizam alguns dos sinais e sintomas (ex.: inflamação). Outros estudos demonstram que o consumo de aminoácidos associados a glicose (1g/kg) aumentam a síntese de glicogênio muscular quando consumidos entre 15-60 minutos após o exercício, além de estimular fatores insulinêmicos que contribuem para o anabolismo proteico muscular.

Envie uma mensagem para nós

Preencha os dados abaixo e procuraremos te responder o tão breve possível:

    Venha nos visitar

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    × Entre em contato conosco!