Faltei na academia e agora?

Infelizmente não é sempre que conseguimos seguir à risca os projetos que temos. Sempre surgem problemas de trabalho, uma viagem para fazer ou alguma coisa não sai como planejado. O problema é quando isso afeta os treinos da academia. Quem pratica musculação há algum tempo já notou que quando passa um número de dias sem treinar, começa a perder massa muscular.

Quantos dias devo ir para o box?

Não adianta procurar porque você não encontrará um número exato de dias. Cada corpo reage de um jeito perante a falta de exercícios. Pense da seguinte forma: seu corpo funciona através de estímulos, se você não for estimulado a resolver um prolema, o seu cérebro nunca se desenvolverá da forma que deve ser. O mesmo acontece com o corpo. Quando o estímulo para, os músculos tendem a voltar ao seu estado de origem.

O que fazer quando perco um treino?

Não vou te dar uma fórmula pronta, mas sim uma série de fatores a serem levados em conta nestas situações:

1. Qual seu nível de treinamento?
Este é um ponto muito importante, pois dependendo de seu nível de treinamento, as consequências mudam. Alguém bem treinado, perde muito pouca ao deixar de fazer determinado treino, pois já temos efeitos crônicos instalados. Já um iniciante, pode perder bastante se faltar aos treinos.

2. Em que fase da periodização você se encontra:
Outro ponto importante! Se você está na fase básica, existem maneiras de conseguir “recuperar” determinados treinos. Já se você está nas fases específicas, isso pode ser mais difícil.

3. Quantidade de faltas:
Talvez este seja o ponto mais importante a ser levado em conta. Se você faltar ao treino uma vez por mês, não haverá maiores consequências. Já se você falta toda a semana, provavelmente terá um desenvolvimento bastante prejudicado!

Tudo isso precisa ser analisado. Se as faltas se tornam muito frequentes, uma saída bastante interessante é usar outros métodos de treino, com menos sessões por semana. Por exemplo, se você treina quatro vezes na semana, mas sempre falta, melhor montar um planejamento com 3 treinos. Será muito mais efetivo e você não precisa “recuperar” treinos perdidos!

 

Abraços!

Time Arena BlackCross.

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