Os maiores benefícios de treinar no inverno

E para quem gosta de frio, em algumas partes do Brasil os termômetros estão marcando temperaturas cada vez mais baixas. Então, já pode tirar as roupas de frio do maleiro, separar aquela cobertinha quentinha e separar um tempo para colocar suas séries favoritas na companhia de uma pipoca. Geralmente, esse é o cenário mais comum do outono/inverno, certo?

Errado! Estamos aqui hoje para mostrar os maiores beneficíos de treinar no inverno, todos nós sabemos que é muito dificil criar uma disposição para ir treinar porém, é no inverno que nosso corpo tem mais resultados, fique ligado  nas dicas abaixo e se for preciso releia esse artigo para se motivar e executar seu treino.

1 - Queima de Calorias

No frio temos a perda de temperatura corporal. Nosso corpo é praticamente obrigado a aumentar o metabolismo para que as células consumam mais energia e as transformem em calor para nos manter aquecidos. Se você começa a treinar no frio você usa essa vantagem do gasto calórico extra ao seu favor para reduzir gordura.

O que exatamente acontece no corpo que irá te beneficiar? Os músculos se contraem durante o treino causando um gasto calórico elevado. Além disso, nosso organismo precisa manter ativos processos que consomem mais energia para “corrigir” a variação da temperatura mais amena.

Claro, não se esqueça de aliar os exercícios a uma dieta balanceada. De nada adianta caprichar no treino e continuar ingerindo muitas calorias

2 - Melhora seu rendimento físico

Quando aliado a um pré-aquecimento, fugir do frio fazendo exercícios físicos te ajuda a melhorar seu rendimento. É importante investir em aquecimento antes de começar a prática para evitar lesões e problemas musculares.

Como já falamos, seu corpo precisa se adaptar para passar pelas baixas temperaturas e se manter aquecido. Todo esse processo de adaptação faz com que seu corpo fique mais forte e, consequentemente, melhore sua capacidade em muitos aspectos. A sua capacidade cardíaca fica elevada, acontece um aumento dos litros de sangue e de ar por minuto. Outro benefício que é ocorre o crescimento das células musculares.

Portanto, fazendo da atividade física uma prática constante no frio, seu corpo fica preparado para malhar nos dias gelados e enfrentar as condições diferentes trazendo benefícios para você durante o treino

3 - Combate a depressão e o mau humor

O inverno em muitas regiões traz um sentimento de depressão e tristeza, mas quando você pratica alguma atividade física aumenta a concentração de endorfina no seu organismo, substância responsável por promover aquela sensação de bem estar. Estudos apontam que a endorfina é liberada de 24 a 48 horas após a prática do exercício, por isso é importante manter a freqüência dos treinos, garantindo sempre esse beneficio!

4 - Combate a depressão e o mau humor

Estudos apontam que pessoas que praticam atividades físicas com freqüência (em um mínimo de 150 minutos por semana) dormem melhor e ficam mais atentas durante o dia, comparadas as que não praticam quaisquer exercícios.
Recomenda-se, no entanto, que os exercício sejam praticados no máximo até 02 horas antes de dormir, já que durante a atividade há também a liberação de hormônios que podem dificultar a chegada do sono.

5 - Melhor sensação durante o treino

Muitas pessoas com sobrepeso sofrem com transpiração excessiva no verão, o que pode causar muito incomodo! Esse fator acontece pois o corpo precisa fazer mais esforço para equilibrar a temperatura interna, sendo assim, com as temperaturas mais baixas transpira-se menos no inverno, o que contribui para tornar o treino mais agradável. Mas é preciso considerar a ressalva: isso não significa que quem está acima do peso deva se exercitar somente no inverno, ok?!

6 - Treinar no frio é mais confortável

O inverno é a estação ideal para quem, por qualquer motivo, não gosta de filas e tumultos. Nessa época do ano, lugares utilizados para treinar (como parques e academias), costumam ficar bem mais vazios do que de costume. Você ainda pode contar com professores mais disponíveis para te atender com ainda mais atenção, uma vez que a demanda diminui bastante. 

Outra vantagem especialmente confortável é que, com as temperaturas mais baixas, o corpo não precisa fazer tanto esforço para regular a temperatura corporal. Isso permite que o treino seja realizado com menos transpiração, o que é quase impossível em outras épocas do ano. 

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