Os Benefícios da água

Beber água pode ter diversos benefícios para a saúde, uma vez que é essencial para várias funções no corpo. Além de ajudar a manter a pele e cabelos saudáveis e ajudar a regular o intestino, diminuindo a prisão de ventre, manter uma boa ingestão de líquidos também tem outros benefícios para o equilíbrio do organismo que são muito importantes para a manutenção da saúde em geral, como:

– Melhora o funcionamento dos rins

– Ajuda a eliminar a retenção de líquido 

– Facilita a digestão

– Elimina o inchaço

– Ajuda no processo de emagrecimento 

Água X CrossTraining

Cerca de 60% da nossa composição corporal é feita a base de água. Responsável por compor e dar forma para a estrutura das células, isso mostra o quão importante ela é para o nosso corpo.

Esse líquido está sendo eliminado constantemente de nosso corpo, através da transpiração e liberação de urina e fezes; por isso a hidratação é tão importante.

Em nosso cotidiano, costumamos perder cerca de 2 litros d’água, e, na realização de atividade física, essa perca pode ser de 1 a 2 litros de líquido por hora de atividade física, variando de acordo as condições de umidade e temperatura.

Por eliminarmos tanto desse líquido, é fundamental fazer sua reposição da forma correta para que o seu corpo siga funcionando adequadamente.

Como saber o quanto de água devo beber?

Existe bastante confusão quanto ao volume total de líquidos que deve ser ingerido por dia para manter uma boa hidratação.

A recomendação popular preconiza o consumo de dois litros de líquido por dia. Mas será que uma homem de 100kg tem a mesma necessidade de água que uma mulher de 50kg? será que um sedentário precisa do mesmo volume de líquido que você, praticante de CrossFit? Certamente não. Encontrar a sua necessidade individual é a estratégia mais eficiente para garantir uma boa hidratação.

Os estudos científicos não chegaram a um consenso sobre a necessidade individual de líquidos. Enquanto isso, prevalecem recomendações antigas baseadas na ingestão de 100ml de água para cada 100 calorias ingeridas na dieta (daí a regra geral de 2 litros/dia, uma vez que um homem consome, em média, 2000 calorias). Monitorar a cor da urina ao longo do dia pode ser uma maneira prática de avaliar a sua hidratação, mas há ressalvas para este método.

Se você utiliza determinados medicamentos ou suplementos concentrados, essa regra pode ser uma furada, já que determinadas substâncias deixam a cor da urina mais alaranjada. De maneira geral, recomenda-se que a sua urina tenha uma cor mais para limonada do que para chá-mate.

Dica da Arena!

Top 5 aplicativos para não deixar você esquecer de consumir água.

 – Lembrete de água ( ios / android )

 -Beba Água – Aquário  ( ios / android )

 -Aqualert ( ios / android )

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