O que são macronutrientes?

Os macronutrientes podem ser definidos como os elementos que fornecem grande parte da força e do vigor físico necessário para o nosso corpo se manter ativo. Por reporem as energias gastas durante o dia a dia, são considerados indispensáveis para uma vivência saudável.

Em sua maioria, os macronutrientes são nutrientes que ajudam a fornecer energia e o organismo precisa deles em grande quantidade. Água, carboidratos, gorduras e proteínas são classificados como macronutrientes.

Os carboidratos evitam que as proteínas dos tecidos sejam utilizadas para o fornecimento de energia. Os da categoria simples estão presentes no açúcar e no mel; já entre os complexos estão pão, arroz, milho e massa.

As gorduras protegem os órgãos contra lesões, ajuda a manter a temperatura do corpo, a absorver algumas vitaminas e a dar sensação de saciedade. Já as proteínas são necessárias para o crescimento, construção e reparação dos tecidos e estão presentes também na constituição das células. Elas também estão na composição dos anticorpos do sistema imunológico.

Formas de monitorar sua dieta

Na dieta dos pontos os indivíduos contabilizam pontos de acordo com a densidade calórica do alimento. Quanto mais calorias o alimento fornecer maior será a pontuação a ser anotada na respectiva refeição, o individuo deve contabilizar certa quantia de ponto ao longo do dia, não podendo ultrapassar uma quantidade determinada de pontos. Pode-se consumir qualquer tipo de alimento, independente de ser um alimento saudável ou não, basta contabilizar os seus pontos. Este é um dos aspectos negativos deste tipo de dieta, a qualidade dos alimentos não é levada em consideração, uma vez que a qualidade dos alimentos que ingerimos é fundamental para o fornecimento adequado dos nutrientes, ao fazer escolhas ruins estes indivíduos poderão deixar de consumir todos os nutrientes que seu organismo necessita.

Outros tipos de dieta que visam apenas a quantidade podem ser executadas contabilizando os macronutrientes, contar gramas de carboidratos, proteínas e gorduras é uma das possíveis formas de se monitorar a dieta. Sabendo que cada grama de carboidrato fornece 4kcal, cada grama de proteína fornece 4kcal e a grama da gordura fornece 9kcal é possível somar a quantidade de calorias de cada refeição assim como a quantidade ingerida no dia todo. Hoje em dia existem alguns aplicativos ou programas de computador que ajudam a contabilizar tais calorias, mas novamente voltamos ao fator qualidade, estes aplicativos e programas não levam em consideração quais são os micronutrientes, suas quantidades e também a harmonia dos alimentos nas refeições. Monitorar a quantidade de calorias ingerida é uma forma de controle, porém é tão falha quanto à dieta dos pontos. Nos dias de hoje observamos que o excesso de peso tem sido observado juntamente com deficiência na ingestão de micronutrientes, em decorrência disto muitos problemas de saúde estão sendo diagnosticados na população, seja ela de classe alta ou baixa. Ou seja, é preciso melhorar principalmente a qualidade da dieta consumida pelas pessoas. Contar pontos, contar calorias ou contar macros parte da mesma premissa, controlar apenas a quantidade ingerida.

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