Dieta Cetogênica

O que é, Como funciona e para quem é indicado.

Com toda certeza, vocês já ouviram falar sobre dieta Cetogênica nós da Arena BlackCross vamos dizer como funciona e para quem é indicado esse tipo de dieta:

O que é dieta Cetogênica?

A dieta cetogênica consiste em uma redução drástica da quantidade de carboidratos consumidos na alimentação diária, sendo indicado o consumo de 20 a 50 gramas por dia, o que corresponde a 10 a 15% das calorias totais diárias. No entanto, esta quantidade pode variar de acordo com o estado de saúde, tempo de duração da dieta e objetivos de cada pessoa.

 

Quando se inicia esta dieta, o organismo passa por um período de adaptação que pode durar desde alguns dias até algumas semanas, no qual o corpo se adapta para produzir energia através da gordura, em vez dos carboidratos. Assim, é possível que nos primeiros dias surjam sintomas como cansaço excessivo e dor de cabeça, que acabam por melhorar quando o corpo está adaptado.

 

A dieta cetogênica as vezes é confundida com a dieta lowcarb porém o diferencial de uma para outra é o maior consumo de gordura e proteína na dieta cetogênica.

Para quem a dieta Cetogênica é indicada ?

A dieta cetogênica é indicada principalmente com o objetivo de controlar e prevenir convulsões ou crises de epilepsia, no entanto pode também ser recomendada para tratar a obesidade, diabetes do tipo 2 e, em alguns casos, câncer, já que as células cancerígenas se alimentam principalmente de carboidratos, que é o nutriente consumido em quantidades mínimas nesse tipo de dieta. Veja como é a dieta cetogênica para tratar a epilepsia ou para ajudar a tratar o câncer.

 

Lembrando que é sempre necessário fazer este tipo de dieta acompanhado com um nutricionista, pelo fato de ser bem restritiva é necessário os cálculos exatos de calorias que devem ser consumidas

Deita Cetogênica x Crossfit

Os atletas do Crossfit são um dos atletas mais resistentes de todos os tempos. Eles levantam pesos pesados e fazem um cardio rigoroso de forma consecutiva diariamente para aumentar seus níveis de força e desempenho.

Esses atletas precisam da resistência de um corredor e da força de um levantador de peso, e normalmente seu desempenho seria auxiliado por uma dieta rica em carboidratos.

No entanto, um estudo de seis semanas foi realizado na James Maddison University sobre o efeito de dietas de baixo carboidrato em um programa de crossfit. No estudo, 27 indivíduos foram separados em dois grupos de forma aleatória. Um grupo foi alimentado com uma dieta tradicional para atletas e o outro uma dieta cetogênica. Os resultados mostraram que o grupo com dieta cetogênica perdeu em média 3,5 kg, 3% de gordura corporal e quase 3kg de massa corporal gorda.

E quanto ao desempenho deles, você está se perguntando? Bem, é razoável acreditar que um treino de alta intensidade típico de um atleta crossfit exigiria uma alta ingestão de carboidratos para a força. Mas, o estudo revelou que ambos os grupos de indivíduos mostraram desempenho melhorado no mesmo grau em várias tarefas, como flexões, agachamentos, abdominais, etc.

A perda de gordura corporal e a massa muscular magra ajuda a realizar o treino de forma mais fácil e eficaz. A energia nas cetonas produzidas pelo corpo pode realmente produzir mais energia por molécula.

Enquanto a dieta cetogênica parece ser ótima para os atletas, há uma certa cautela que o nutricionista deve ter antes de começar. Os profissionais alertam que atletas ceto-adaptados que praticam exercícios em alta intensidade e longa duração podem ter seus desempenhos prejudicados devido a um estado prolongado de indisponibilidade de carboidratos e que são extremamente necessários nestes tipos de atividades.

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