MÚSCULOS DO CORE

QUAL A IMPORTÂNCIA DE FORTALECÊ-LOS?

Os músculos do Core são os responsáveis por uma coluna estável e bem estruturada. São os músculos que garantem uma melhor mobilidade, pois são eles que seguram boa parte da sobrecarga das inúmeras atividades que fazemos durante o dia.

O Core é composto por 29 pares de músculos que suportam e estabilizam a bacia, pélvis e abdome. Essa musculatura fica ao redor de toda região do tronco, na linha da coluna lombar. Os principais músculos do grupo são os abdominais, lombares, glúteos e oblíquos.

Considerado o Centro de gravidade do nosso corpo, a vulnerabilidade do Core é o que provoca o aparecimento das dores musculares, desvios posturais e até da suscetibilidade a lesões nessa região.

O core funciona como nosso centro de força. Sua função é produzir força, estabilização, aceleração e desaceleração do tronco 

Portanto fortalecer toda a musculatura do Core é essencialmente importante para evitar dores de coluna e para manter a boa postura durante suas atividades diárias comuns como trabalho ou estudo e também na hora do treino 

O Core bem fortalecido e estabilizado, gera a estabilidade necessária para evitar que lesões aconteçam ou ainda, auxilia no desenvolvimento de atividades relacionadas à performance física.

A correta estabilização do Core é fundamental para que a sua funcionalidade seja mantida e para que você consiga desenvolver melhor seu corpo e suas qualidades físicas. Isso por que esta região realiza a estabilização de quase todos os movimentos e caso ela esteja instável, temos padrões alterados de movimento.

O fortalecimento desse grupo muscular é importante tanto para atletas, quanto para pessoas que não praticam esportes. Se a pessoa não exercitar o core, dificilmente irá realizar os movimentos de uma maneira saudável e com isso, as chances de lesões e gastos energéticos desnecessários são enormes.

Principais benefícios em ter o Core fortalecido ?

Aumento do desenvolvimento de potência

Um core estável e forte vai permitir que mais potência seja gerada e transferida através da cadeia cinética. Por exemplo, quando ocorrem mudanças de aceleração do corpo ou de direção, a potência pode ser um fator determinante entre o sucesso e falha de um movimento.

Aumento da eficiência e da estabilidade

A maioria dos grandes grupos de músculos sejam eles da região superior ou inferior do corpo são interligados ou à coluna ou à pelve. Fortalecer esta “âncora” vai ajudar a conseguir uma plataforma estável, permitindo que os movimentos sejam mais eficientes e que você tenha mais potencia em seus membros.

Melhora do equilíbrio

Um core forte ajuda nosso centro de equilíbrio a ser mais estável, mantendo a coluna vertebral e a pelve estabilizadas, enquanto a musculatura dos braços, ombros e pernas estão em movimento.

Risco de lesão reduzido

Um core pouco fortalecido, leva a uma sobrecarga nas extremidades do corpo, podendo causar lesões nesta região. Os músculos do core quando fortalecidos, eficientes e estáveis são capazes de absorverem melhor e converterem o movimento com mais força, causando menos estresse nas extremidades do corpo.

Envie uma mensagem para nós

Preencha os dados abaixo e procuraremos te responder o tão breve possível:

    Venha nos visitar

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    × Entre em contato conosco!